- Área: 114 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Timothy Soar
-
Fabricantes: Trespa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Barking Central vincula necessidades comerciais com o compromisso cívico de dar vida ao que foi convertido numa espécie de remanso esquecido do Thames Gateway. Um grupo de novos edifícios - uma mistura de diversas formas, alturas, tons e texturas - é colocado ao redor da prefeitura de Barking para capturar uma praça cívica e reintroduzir rotas históricas. A primeira fase, terminada em 2007, é um bloco de apartamentos em forma de U que pousa sobre uma colunata de apoios em V.
Os apartamentos estão localizados encima do novo Centro de Aprendizagem Barking que foi reinventado a partir de uma antiga biblioteca pública. A segunda fase, completada em 2010, consta de outros cinco edifícios; três blocos residenciais, um hotel e uma garagem para 250 bicicletas. O edifício Lemonade, com 17 pavimentos, a torre residencial mais alta, torna-se um marco urbano e sinaliza o projeto desde a rodovia.
Inspirando-se na antiga fábrica R Whites do local e nos tons das folhas do arvoredo central, o esquema de cor não une apenas o conjunto de edifícios, como enfatiza as varandas que sobressaem e as galerias construídas. O projeto é o resultado de uma dança interminável entre os interesses públicos e privados, é um símbolo da regeneração em grande escala na zona.